quarta-feira, 22 de setembro de 2010

LIBRIANOS
























A personalidade


Libra é um signo de ar, regido por Vênus, a deusa do amor, da beleza e dos relacionamentos.
Toda pessoa de libra pensa muito no amor, mas não um amor tórrido e cheio de paixão como pensa um taurino ou escorpiano. Amor para libra é antes de tudo algo carregado de ideias e ideais românticos, aquilo que faz um relacionamento perfeito. Refinamento, requinte e classe são qualidades importantíssimas para Libra. Não esqueça que libra é um signo de ar e as palavras certas têm mais peso do que um beijo apaixonado.

Libra está sempre buscando as relações entre todas as coisas e o desequilíbrio é algo que o deixa incomodado. Toda pessoa de libra acredita em justiça e igualdade em qualquer situação da vida. Agora quando se trata de relação homem e mulher não existe alma mais preparada do que ele para compreender todos os sutis caminhos que levam à harmonia e união perfeita. Podemos encontrar Áries seu signo oposto escondido bem por trás de tanta cortesia. Todo libriano é um ariano bem educado, que faz de tudo, mas claro com muita educação e refinamento, para conseguir exatamente o que quer. Libra tem iniciativa e necessidade de objetivos para não se perder diante de tantas possibilidades.

Nunca peça para uma pessoa de libra escolher entre duas coisas. Ele se perderá em explicações e questionamentos até conseguir fazer uma escolha sensata. Nossos amigos librianos lutam pela ordem, harmonia e pela paz e tem necessidade vital de relacionamentos. Precisam se relacionar, pois quando estão sós, sentem como se lhes faltasse um pedaço. É o maior e mais agradável dos sedutores. Não economiza elogios, pois tem habilidade e vocação para enxergar a beleza da vida e das pessoas. Para eles, a vida sempre deve possuir uma pitada de açúcar e pinceladas de suas melhores cores.
A beleza deve estar presente em tudo. Coloque libra em um ambiente bagunçado ou mal cheiroso e você poderá entender o que significa trazer seu signo oposto dentro de si. Nosso amigo ariano aparece e dá o seu show, com toda educação e delicadeza, é claro. Libra odeia confusões, brigas ou mal entendidos. Quando isso acontece ele sai devagarzinho, sem que ninguém o perceba. Tempestades emocionais, cobranças ciumentas e viscerais não fazem parte de seu funcionamento.









quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Biblioteca do DF é referência internacional na inclusão de deficientes visuais

Da Agência Brasil



Brasília – Quando perdeu a visão, o aposentado Francisco de Paula, 62 anos, passava a maior parte do tempo em casa, deprimido. Agora, faz aulas de informática, inglês, fotografia, dança e reciclagem de leitura em braille. As atividades que ele desenvolve agora, de segunda a sexta-feira, o fizeram “ressurgir e descobrir uma nova vida”. Elas ocorrem na Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga, no Distrito Federal.
“Isso preenche meus dias e me sinto feliz com a companhia das pessoas que têm a mesma deficiência que eu, dos professores e dos voluntários”, conta. Um de seus colegas é o aposentado Napoleão Queiroz, 51 anos, que participa da dançaterapia e das aulas de informática. “Estou aprendendo coisas que pensava que não seria capaz de fazer”, diz.
A Biblioteca Dorina Nowill atende todo mês, em média, 80 deficientes visuais como Francisco e Napoleão. Além dos adultos, que buscam o resgate da autoestima, há jovens que frequentam o ensino regular e fazem aulas de reforço. Os voluntários leem textos e exercícios das apostilas escolares, impressas em tinta, e tiram dúvidas do conteúdo. “É bom saber que posso ajudar e me sentir útil”, afirma a voluntária Valéria Freitas, 24 anos, estudante, que dá aulas de reforço de inglês e biologia.
A biblioteca também promove a ressocialização de seus frequentadores. “Idosos que ficaram cegos e deprimidos em casa se sentem inseridos novamente na sociedade. Juntos, eles se sentem iguais”, afirma a professora e funcionária da instituição Maria Ildérica. “Há uma preparação para o mundo lá fora. Muitos se sentem estimulados a voltar a estudar ou trabalhar. Ninguém segura o deficiente quando ele sente esse gostinho de voltar à vida”, completa a fundadora da biblioteca, Dinorá Couto Cançado.
Outra atividade é a alfabetização em braille. A biblioteca empresta aproximadamente 2 mil obras literárias e didáticas em braille. Há também livros impressos em tinta, que podem ser gravados em áudio por voluntários ou apresentados em rodas de leitura. Segundo Dinorá, a biblioteca tornou-se referência nacional e mundial pelo seu trabalho literário e social. Com frequência, ela é convidada para participar de congressos, seminário e cursos em vários países.
Amanhã (20), às 20h, ela estará no estande do Plano Nacional do Livro e Leitura, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, para debater o projeto Luz e Autor em Braille. Dinorá vai contar como foram os encontros de autores com deficientes visuais na biblioteca durante cinco anos, de 1995 a 2000. O projeto consistia em permitir uma conversa entre autores e leitores para, a partir daí, os deficientes visuais escreverem um texto inspirado no escritor. O texto podia ser uma crônica, poesia ou até música. As produções foram reunidas na coletânea Revelando Autores em Braille, publicada em 2001.


Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao;jsessionid=31BAA3827F2FC62283E4DE50F8AB972C?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&_56_groupId=19523&_56_articleId=1023561

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dia da Pátria


 Como uma boa patriota, não poderia deixar de colocar a bandeira mais linda de todas as nações.
Hoje pela manhã em Brusque/SC, tivemos o asteamento das bandeiras, com os hinos e crianças recitando poesias direcionadas ao grande dia da independência. Todas as datas comemorativas são um momento de reflexão,  o dia da pátria deveria ser também. Pensarmos onde estamos e o que queremos para o nosso país, quais os rumos tomar.
Coloquei abaixo uma das músicas mais "ecoadas" quando se fala em nosso país, composta na década de 80, ainda nos faz refletir sobre muitos problemas, apesar de ja termos crescido bastante.


                     Que País É Esse
                                           Legião Urbana
                                                                     Composição: Renato Russo

                Nas favelas, no senado
               Sujeira pra todo lado
               Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?