sexta-feira, 23 de julho de 2010

ESTUDANTES LEITORES

Estudantes das escolas municipais aproveitam férias de julho para ler


Os estudantes das escolas municipais estão aproveitando o tempo livre das férias para ler mais. Antes do início do recesso de julho, os agentes de leitura da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares incentivaram os alunos a escolherem livros para ler em casa e o resultado foi positivo. Cerca de 130 mil títulos foram emprestados, muito acima dos 26 mil no mesmo período do ano passado.
"Nos anos anteriores, os estudantes quase não podiam levar livros para casa, mas nestas férias foi diferente. Algumas escolas chegaram a emprestar cinco títulos por aluno", conta a gerente de Bibliotecas e Faróis do Saber da Secretaria Municipal da Educação, Margareth Fuchs.
Para ela, o período de férias é perfeito para a prática da leitura. "Como têm tempo livre, a atividade se torna ainda mais prazerosa", diz. "Além disso, estimular a leitura nas férias é uma maneira de fazer com que as crianças e os adolescentes se mantenham na ativa e não esqueçam do que aprenderam na escola".
A biblioteca da Escola Municipal Eny Caldeira, no bairro Tingui, está vazia. Os alunos levaram 1781 livros emprestados para casa. "Não era obrigatório, mas queríamos que todas as crianças lessem e deu certo, elas gostaram da ideia", diz a diretora Cláudia Mundt. Uma delas foi Bianca Mara Schneider, de nove anos, aluna da quarta série da Eny Caldeira. "Eu tenho o hábito de emprestar um ou dois livros por semana e fiquei contente porque não parei de ler nas férias e pude trazer cinco para casa", comemora Bianca. "Na escola, a gente aprender a ler e também a cuidar dos livros", lembra ela.

Comunidade Escola - A Secretaria Municipal da Educação também incentiva os estudantes e a comunidade a emprestarem livros durante as férias. Uma das opções são as bibliotecas do Comunidade Escola, programa da Prefeitura que mantém escolas abertas aos sábados e domingos.
Nestas férias, são 84 bibliotecas e Faróis do Saber à disposição das crianças e suas famílias, aos sábados e domingos, das 9h às 17h. Qualquer pessoa pode fazer a carteirinha para empréstimo, basta ir até a escola.
Mais leitura - A Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba foi criada em 2005 pela Secretaria Municipal da Educação. A rede tem 173 bibliotecas em escolas e nos Faróis do Saber, com previsão de chegar a 190 até 2012, e acervo de mais de 700 mil livros disponibilizados para empréstimo, além dos livros digitais e outras formas de acesso à leitura, cultura e informação que podem ser acessados pela internet.
Em março, a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba recebeu o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM), do Governo Federal, entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, em Brasília.
Para disputar o ODM, a rede foi avaliada de acordo com os seguintes critérios: Impacto no Público Atendido, Participação da Comunidade, Parcerias, Potencial de Replicabilidade, Complementaridade, Integração com Outras Políticas e Contribuições para Alcance dos Objetivos do Milênio.
Antes de 2005, a rede municipal de ensino contava com 45 Faróis do Saber e 23 bibliotecas em escolas. O investimento da Prefeitura no projeto inclui a formação e a permanência de agentes de leituras capacitados em todas as unidades. São 700 mil livros

O acesso ao acervo de livros pode ser feito de qualquer computador conectado à internet pelo portal www.cidadedoconhecimento.org.br.

Basta clicar no link Rede de Bibliotecas, que está no menu de serviços. Nesta página, o usuário consultará a lista das bibliotecas mais perto de casa, obterá o número do telefone para fazer reserva de horário para acesso gratuito à internet ou poderá procurar no sistema informatizado um livro que queira ler, digitando palavras-chaves, título, autor ou assunto.


Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/publico/noticia.aspx?codigo=20016&Estudantes-das-escolas-municipais-aproveitam-f%C3%A9rias-de-julho-para-ler. Acesso em: 22 jul. 2010

2 comentários:

  1. Kátia realmente Ti Ti Ti foi uma das melhores novelas da sete horas.
    Gostei do seu blog e já sou sua seguidora. Adorei o Título: Dividindo idéias! Ab,

    ResponderExcluir